Institutos

QUAIS SÃO OS CRITÉRIOS PARA INTEGRAR A APTF COMO INSTITUTO FORMADOR?

CRITÉRIOS PARA SER FORMADOR

Para ser reconhecido como formador em Terapia Familiar e de Casal pela ABRATEF o profissional deverá preencher os requisitos seguintes:

RECONHECIMENTO DOS INSTITUTOS FORMADORES

  1. O Instituto Formador deverá apresentar à Regional da ABRAFET o seu programa básico acompanhado do conteúdo das disciplinas teóricas e práticas, a carga horária, a forma de avaliação e a data de início das atividades didático-pedagógicas.
  2.  O Instituto Formador deverá comprovar com o curriculum vitae do seu corpo docente habilitação para ministrar disciplinas do Curso de Formação de Terapeutas de Família e de Casal.
  3.   Título de Formador de Terapeutas de Família e de Casal do Coordenador do curso de formação expedido por uma das Associações Regionais que compõem a ABRATEF.
  4. Comprovação atualizada da filiação do coordenador do curso junto a uma regional da ABRATEF há no mínimo dois anos.
  5.  A nova redação do texto do DOCUMENTO MÍNIMO NORTEADOR DE FORMAÇÃO válido a partir de 2009 para as novas turmas de formação.
  6. Prevê horas-aula de 50 minutos, conforme a tradição da norma escolar. 
  7. Os cursos de formação em terapia de família reconhecidos pelas regionais filiadas a ABRATEF devem oferecer carga horária de 500 horas-aula, distribuídas entre teoria e prática, a saber:

Durante todo o Curso o aluno será observado pelos professores e supervisores em seu perfil de personalidade, vocação e trato com o paciente, corpo docente e colegas. Esse dado, junto aos demais requisitos, integrará os elementos básicos da certificação.


DA LEGITIMIDADE DA REGIONAL NO RECONHECIMENTO DO INSTITUTO FORMADOR    

A regional deverá apresentar seus critérios para a renovação desse reconhecimento, o que deve ocorrer a cada dois anos. O procedimento de revalidação será adotado no ENCONTRO DE FORMADORES.

O objetivo principal dessa medida é, a partir do bom senso dos associados de cada regional, estimular o intercâmbio entre os INSTITUTOS FORMADORES e as REGIONAIS.

Toda equipe formadora permanente do INSTITUTO FORMADOR reconhecido deverá ser composta por associados na categoria TITULAR.

Institutos Formadores

Cadastre-se seu instituto: